João Canijo no 19º Festival de Cinema da UBI

O realizador português João Canijo foi o convidado mais aguardado no 19º Festival de Cinema que decorreu em maio na Universidade da Beira Interior (UBI). Os participantes tiveram a oportunidade única de conhecer um dos mais talentosos realizadores contemporâneos.

O evento organizado pelo curso de Cinema e pelo Núcleo de Estudantes de Cinema (CINUBI) contou com o apoio da Faculdade de Artes e Letras e ofereceu aos participantes uma visão do mundo dos realizadores e dos processos criativos envolvidos na realização de filmes. Durante a palestra, João Canijo conduziu uma série de exercícios interativos com o público, apresentando uma variedade de quadros para ilustrar e explicar os diferentes aspetos da produção cinematográfica.

O realizador revelou que foi aos 35 anos que se considerou verdadeiramente um realizador, apesar de ter dirigido quatro filmes anteriormente, isto após ser inspirado pelo trabalho do realizador John Cassavetes. “Aquilo que se esconde é mais importante do que aquilo que se mostra, pois permite que a imaginação preencha as lacunas”, afirmou Canijo, ressaltando a importância da interpretação individual e do papel da imaginação na experiência cinematográfica.

A palestra do realizador abrangeu seu percurso pessoal e detalhou os processos de criação e realização de seus filmes. Contou com um grande número de pessoas, não apenas alunos da UBI, mas também entusiastas do cinema de fora da universidade. O auditório da Parada rapidamente lotou, demonstrando o interesse e a admiração que o trabalho de João Canijo desperta.

Um dos membros da plateia, João Vasconcelos, expressou sua gratidão pela oportunidade de ouvir as experiências do realizador: “É sem dúvida um prazer poder ouvir o senhor João Canijo explicar seu percurso como realizador. Como entusiasta do cinema português, considero esta iniciativa extremamente interessante e sou grato à UBI por me proporcionar esta oportunidade.”