“La Pavorosa Epopeya de un soldado”

Juan Pablo Isaza, o protagonista, imprimiu com seus próprios matizes o conto original de Dario Fo, "A história da Tigresa".

O Festival de Teatro Universitário da UBI recebeu, no passado dia 13 de março, a obra “La Pavorosa Epopeya de un soldado”, como parte das apresentações de grupo Azul Crisálida Teatro UPB .

Mediante um monólogo de 65 minutos, o ator colombiano, Juan Pablo, estudante de Design Industrial da Universidade Pontifícia Bolivariana (Medellin, Colômbia), narrou como um soldado da quarta frota chinesa estabelece uma conexão emocional com uma tigresa e a sua cria, após ter sido abandonado pelos seus companheiros.

Juan Pablo refere que é difícil adaptar um conto clássico com mais de 60 anos para uma função de comédia. “Foi um desafio dar ação e ritmo a um texto que inicialmente não os possuía”, refere. O protagonista assegurou que a sua única preocupação estava relacionada com a barreira linguística, mas no final da peça usou uma metáfora futebolística para descrever o sucesso: “vencemos por goleada!”

Borja Vila, estudante espanhol do programa Erasmus, reconhece a gestualidade do intérprete como o principal motivo para a compreensão entre todas as culturas presentes no anfiteatro, o que foi sublinhado com um final marcado por gritos e aplausos para o intérprete.

Pode ler também