Festival da Cherovia mobilizou a cidade da Covilhã durante 4 dias de festa

A 16ª edição do Festival da Cherovia decorreu entre os dias 21 e 24 de setembro no centro histórico da Covilhã e trouxe à cidade milhares de visitantes.

O Festival contou com três palcos, o palco Inatel, localizado atrás da Câmara Municipal, o palco cherovia, no Largo da Sr.ª do Rosário e o palco Portas do Sol. Para além dos vários momentos musicais nestes locais, a animação pelas ruas esteve sempre presente durante os quatro dias. Desde Tunas Académicas a grupos de concertinas, passando pelo fado e pelo rock, diversidade musical não faltou.

Para além da música, decorreu na sexta-feira, dia 22, o lançamento do livro “Luís de Sttau Monteiro – Gastrónomo”, de Ana Marques Pereira. No sábado teve lugar o II Capítulo da Confraria da Cherovia e Panela no Forno.

Já no domingo, dia 24, decorreu uma caminhada pela manhã na freguesia do Ferro, denominada “Rota da Cherovia”, onde os participantes puderam conhecer quintas que produzem a “estrela” da festa, a Cherovia. Durante a tarde de domingo, foram vários os grupos de tradições, música e Folclore que estiveram presentes para animar os visitantes.

O Rancho Folclórico da Borralheira foi um dos grupos de Folclore convidado a atuar no festival. Joana Bogalheiro, membro do Rancho, diz que receber este tipo de convites é importante para não deixar morrer a tradição. “A nossa função não é apenas divertir-nos, é não deixar morrer as tradições do nosso país e da região”, afirma.

O Festival da Cherovia é um festival encarregue de manter estas tradições vivas e dar oportunidade aos vários grupos da região de “atuar em casa”. “Sou dos membros mais recentes do Rancho e é muito bom atuar no concelho da Covilhã. Sinto muito orgulho em atuar na região e se for na nossa terra, na Borralheira, ainda mais orgulho sinto”, diz Joana Bogalheiro.

Foram mais de 200 receitas, 25 estabelecimentos aderentes e até transporte gratuito entre o Complexo Desportivo e o Pelourinho. Para a população local, “É uma boa iniciativa, traz muita gente e é bonito ver a cidade em festa.”

O Festival regressa já no próximo ano para a 17ª edição, e irá decorrer entre os dias 19 e 22 de setembro.

 

Pode ler também