Artistas alternativos escoceses chegam à Covilhã

Foto: frame do videoclip da artista

O concerto da vocalista Tracy Vandal e do multi-instrumentista John Mercy decorreu neste sábado, dia 2 de março, no Teatro Municipal da Covilhã (TMC). Os artistas apresentaram o seu álbum colaborativo “Midnight Presents”, incluído na lista Blitz dos melhores álbuns portugueses de 2022.

Juntamente com Tracy e John, os músicos Pedro Antunes, Sérgio Costa e Luís Formiga guiaram o público através do baixo, do teclado e da bateria em canções já conhecidas, mas com uma cor única da dupla que inspira mover uma nova geração de artistas e escritores.

O ambiente do concerto era intimista e pessoal, com uma iluminação mais sóbria e com a projeção de excertos dos filmes antigos favoritos da artista. Nessas cenas, eram exibidas protagonistas femininas num clímax de suspense e perseguição, o que se alinha com as letras das canções e com o objetivo expressado pela dupla de fazer de uma voz feminina a protagonista das canções mais sombrias e emocionais do espectro folk americano, características típicas do género.

Com uma duração de pouco mais de uma hora, a banda realizou um espetáculo dinâmico, interagindo constantemente com o público em inglês, uma vez que, segundo a vocalista, “falar em português seria uma ofensa à beleza da língua”, já que não a dominava.

O concerto teve o seu fim marcado com a banda ovacionada por cerca de três minutos, onde se ouviam gritos, fortes aplausos, e inclusive algumas pessoas levantaram-se.

O TMC volta a ser anfitrião de novas atrações musicais nos dias 09 e 16 de março com os artistas portugueses Bruno Penadas e a banda pop Capitão Fausto.

Pode ler também