Museu de Lanifícios da UBI integra “Corredor Cultural”

O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso dos estudantes a espaços e ações culturais.

A Universidade da Beira Interior (UBI), através do Museu de Lanifícios, integra o projeto lançado pela Universidade do Porto (UP) “Corredor Cultural”, que visa promover o acesso dos estudantes do Ensino Superior (ES) a espaços culturais como museus, monumentos, espetáculos ou exposições, através do estabelecimento de protocolos que se traduzem em descontos e entradas gratuitas, entre outras facilidades de acesso à cultura.

A Quarta Parede, o Teatro das Beiras e o Teatro Municipal da Covilhã juntam-se também à iniciativa, através de parcerias estabelecidas com UBI, no mesmo âmbito.

O projeto prevê que estudantes do Ensino Superior, sejam eles de instituições públicas ou privadas, inclusive de mobilidade/Erasmus+, possam usufruir de condições especiais no acesso aos espaços culturais parceiros, necessitando apenas de apresentar o respetivo cartão de estudante e indicar que a visita é feita ao abrigo do programa Corredor Cultural.

A integração da UBI no “Corredor Cultural” vem, desta forma, expandir a abrangência do projeto, até ao momento limitado à Área Metropolitana do Porto, para a zona Interior do País, numa rede que conta já com mais de 80 espaços culturais.

Desenvolvido na primeira Cimeira Europeia Universidade & Cultura, realizada na UP em 2021, o “Corredor Cultural” está a ser implementado no âmbito da Comissão Especializada em Artes e Cultura – liderada pela Vice-Reitora da UP, Fátima Vieira – e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).