Três filmes da UBI destacados em festivais

Dois trabalhos de Mestrado e um de Licenciatura, em Cinema, receberam prémios em certames da especialidade.

Um conjunto de filmes da Universidade da Beira Interior (UBI) foi premiado recentemente em três festivais de cinema.

“Lugares de Ausência”, realizado por Melanie Pereira, no âmbito do 2.º Ciclo/Mestrado em Cinema, recebeu uma Menção Honrosa no CINENOVA – Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, que teve lugar entre os dias 22 e 26 de novembro. O certame, organizado pela Universidade Nova de Lisboa, teve 42 trabalhos a concurso.

Beatriz de Sousa, com “Mesa Posta”, feito no âmbito da Licenciatura em Cinema, foi o grande vencedor do PRÉMIO INATEL, do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival.

De acordo com o júri, “em ‘Mesa Posta’, a violência e a brutalidade de toda uma vida são postas, com requinte, em cima de uma mesa, numa história narrada através da beleza e da graciosidade de objetos do quotidiano. Um filme muito bem contruído cenicamente, e que resulta numa espécie de peça de teatro onde os protagonistas são objetos que dançam conduzidos pela voz da narradora”.

O Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival registou este ano a sua 9.ª edição (entre 14 e 20 de novembro) e assume-se como o primeiro certame em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina. É um projeto do Grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Quanto ao filme de animação “O que ainda não tem nome”, realizado por Cybelle Mendes enquanto projeto final do Mestrado, foi distinguido com uma Menção Honrosa no 2022 Student World Impact Film Festival, promovido pela “The Lighthouse Iniciative”, que habitualmente recebe mais de 10.000 submissões de trabalhos, de jovens aspirantes a cineastas.