“Espelho meu, espelho meu: o documentário enquanto processo de escrita do eu”

FAL acolhe workshop conduzido pela docente Patrícia Nogueira, sob organização do projeto de investigação Speculum.

A sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI recebe, nos dias 12 e 19 de outubro ( das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00), um workshop ministrado pela docente Patrícia Nogueira sobre escrita para documentário. A iniciativa é uma realização do “Speculum – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido na UBI em parceria com o LabCom – Laboratório de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras.

“Neste workshop exploramos a autorrepresentação através do cinema, enquanto ato de criação e de exploração do Eu, através de imagens e de sons que se combinam para criar reflexos de uma auto imagem – criada e recriada – para construir narrativas alternativas, enquanto resultado de uma imagem firme e inabalável”, pode ler-se em comunicado da organização.

As vagas são limitadas, sendo que as inscrições devem ser submetidas para speculum@labcom.ubi.pt.

Patrícia Nogueira é Professora Auxiliar de Cinema na Universidade da Beira Interior e Investigadora integrada no LabCom. Doutorou-se em Media Digitais pelo programa internacional UT Austin-Portugal, com especialização em Criação Audiovisual e de Conteúdos Interativos, e com mestrado em Fotografia e Cinema Documental. Em 2015 esteve em residência no National Film Board do Canadá e, em 2016, foi visiting scholar no Departamento de Cinema da Universidade de Texas em Austin. Começou a trabalhar na indústria cinematográfica em 2004, na produção de longas-metragens de ficção e desde 2010 que se dedica ao documentário, realizando projetos próprios. Serve como júri em concursos do ICA e em diversos festivais de Cinema. É codirectora do Festival Internacional de Documentário MDOC e do grupo de investigação CCVA – Cinema and Contemporary Visual Arts, na NECS. Os seus interesses de investigação centram-se em todas as formas de documentário – autoral, experimental, interativo, expandido –, em Teorias Feministas do Cinema e em Cultura Digital.

Pode ler também