Seleção Nacional Sub-21 cumpre estágio na Covilhã

A Seleção Nacional de Futsal Sub-21, sob o comando do treinador José Luís Mendes, concluiu o seu primeiro estágio da temporada 2024/25 na Covilhã.

Realizado entre os dias 27 e 29 de Outubro, o estágio incluiu três treinos e um jogo – treino contra a equipa do ACD Ladoeiro, de Idanha a Nova, da II divisão do Campeonato Nacional.  A seleção das quinas venceu a partida por 5-2.  

Final do jogo Seleção Sub-21 vs ACD.Ladoeiro

Para o estágio o treinador  convocou 14 atletas, destacando-se os dois jogadores da Associação Desportiva do Fundão Afonso Serra e Luís Fernandes. A equipa foi recebida na noite de 27 no Hotel Puralã e no dia seguinte realizaram-se dois treinos no pavilhão nº1 da UBI, às 10h30 e às 17h30, enquanto que a última sessão de preparação que antecedeu o jogo-treino se realizou no dia 29.

José Luís Mendes considerou que o estágio foi um sucesso. “Correu bem dentro daquilo que eram os nossos objetivos“, explicou, garantindo que a prioridade foi verificar a forma dos atletas e observar o seu progresso.  “Queremos perceber o estado de forma deles, e ver se houve evolução, pois o objetivo é que estes jovens cheguem à seleção nacional”.

No jogo-treino realizado dia 29 de outubro os Sub-21 começaram com um domínio total do jogo e controlaram a posse de bola nos primeiros dez minutos, impedindo a equipa de Idanha-a-Nova de criar jogadas perigosas. O primeiro golo foi assinalado ao minuto 4 num ressalto que permitiu à seleção nacional desbloquear o jogo e pressionar mais, o segundo golo foi aos 7 minutos através de uma jogada rápida. Ao intervalo o resultado era de 4-1 a favor da equipa de José Luís Mendes. 

MVI_0210

A segunda parte foi mais equilibrada entre as duas equipas e o ACD.Ladoeiro conseguiu criar mais dificuldades à seleção portuguesa. Os golos surgiram mais por parte de erros individuais do que por uma situação ofensiva bem trabalhada. O treinador reconheceu: “Sabíamos que o Ladoeiro era uma equipa de qualidade, muito bem organizada e orientada, e foi o adversário perfeito para este estágio”.

Para os jovens que jogam futsal na região da Beira Interior esta foi uma oportunidade para acompanharem este estágio de perto. Guilherme Branco, é estudante e jogador do Grupo Desportivo da Mata/AAUBI e veio para ganhar experiência. “Vim aproveitar o jogo para aprender com os melhores, nós jovens jogadores queremos também alcançar este mérito e é a assistir a jogos e a ter contactos com estes jogadores que ganhamos experiência”.

Já os jovens jogadores locais Afonso Serra e Luís Fernandes, da AD Fundão, explicam que o clube onde jogam tem sido uma maravilha. “É um bom clube, com uma boa estrutura e que nos ajuda a crescer enquanto jogadores”

O estágio da seleção Sub-21 na Covilhã atraiu a atenção de jogadores de equipas locais, estudantes universitários, pais e do enfermeiro da seleção nacional de futsal António Fonseca, que destaca que existe continuidade na modalidade de alto nível no nosso País. “A melhor história é termos sido campeões da Europa e do mundo. Esse é o melhor trajeto, graças à grande família que é o futsal em Portugal”. Para ele, o jogo-treino foi um marco para a região, estabelecendo ligações entre um clube do distrito com a seleção nacional.

O primeiro estágio da Seleção Nacional Sub-21 proporcionou uma valiosa oportunidade de treino e avaliação para os jovens atletas, mas também serviu para os atletas da região aprenderem. No dia 7 de Janeiro de 2025 defrontarão a Seleção Francesa em mais um jogo de preparação.

 

Pode ler também