1ª Edição do “Covilhã Desportiva” mobiliza milhares

Entre os dias 18 e 21 de maio, o Pavilhão da Anil, o Jardim das Artes e o Jardim do Lago receberam o evento “Covilhã Desportiva”. Esta 1a edição contou com mais de 5 mil participantes, superando as
expectativas da autarquia.

A sessão de abertura decorreu dia 19, sexta-feira. O vereador com pelouro do desporto, José Miguel Oliveira, reforçou a ideia de que “o objetivo é transformar o evento Covilhã Desportiva num certame inclusivo e que leve o desporto a todos os covilhanenses”.

No dia inaugural, o Jardim das Artes recebeu o 1o Encontro de Desporto Sénior com representação de vários municípios, enquanto o Jardim do Lago foi palco de um torneio de basquetebol 3×3. Já no Pavilhão da Anil, pelas 19h, decorreu uma sessão de abertura do evento com uma “flash mob” e uma área expositiva de carros, motas, empresas e associações. O programa prosseguiu pelas 20h30 com uma aula de zumba, às 21h uma caminhada e o resto da noite foi bem divertida com direito a animação musical.

No dia 20, sábado, das 9h00 às 18h00 decorreu no Jardim das Artes uma ação de sensibilização, rastreios e educação para a saúde promovida por um grupo de internos e orientadores do ACES Cova da Beira. A prática de atividades desportivas e fitness, como torneios, demonstrações de ginástica, desportos de aventura e desporto adaptado, decorreram ao longo de todo o dia nos 3 pontos do evento.

O último dia, 21, foi dedicado às famílias e às crianças. No Jardim do Lago foi criada uma Kid Zone, onde atividades como Karaté, Tiro ao alvo, Insufláveis e Jogos Tradicionais animaram a manhã de domingo. O evento foi encerrado com um passeio de cicloturismo e um passeio de motas solidário, organizado pelo Moto Clube “Lobos da Neve”.

Decorreu ainda na Universidade da Beira Interior um seminário de formação sobre saúde, bem-estar e envelhecimento ativo, com organização do departamento de Ciências do Desporto. Na Vila do Ferro, foi realizado o primeiro jogo do torneio de futebol Inter-Freguesias Sub-17.

A 1a edição mobilizou os covilhanenses, principalmente os mais idosos e crianças. A autarquia revela que está prevista uma segunda edição do evento, sendo que pretendem uma extensão do mesmo durante o ano todo.

Pode ler também